quarta-feira, 13 de julho de 2011

AMO LIVROS!!!

Este post é minha declaração de amor absoluto aos livros, de boa literatura é claro!
Tudo no livro escapa à análise apressada, é preciso sentí-lo cada letra, se são de leitura prazerosa e rápida, devem ser relidos, pois a pressa é incompatível com a leitura.
Os filosóficos são meus favoritos, as poesias são a luz que alegra o dia, mas podem trazer uma languidêz às horas, uma sonoridade diferente aos nossos sentidos, eles passam a vibrar em outro diapasão.
Os poucos romances que li, sei serem empolgantes e trazem é claro muito da experiência humana; os biográficos, trazem o biografado para perto de seu convívio, de maneira que enquanto lemos nos sentimos cada vez mais íntimo dele, mas é pura ilusão , o livro aproxima , mas não substitui a experiência.
O Dr.Jacob Bronoswski(1908/1974-Polônia-Cambridge)disse algo absolutamente perfeito sobre os livros: "O livro impresso goza de um grau de liberdade adicional: diferente do discurso falado, ele não está inexorávelmente atado a marcha progressiva do tempo. O leitor pode fazer pausas e refletir, voltar páginas e cotejar argumentos, comparar fatos e, em geral, examinar detalhes das provas apresentadas, coisas que o expectador ou o ouvinte não podem fazer."
O livro ainda permite romper todas as barreiras possíveis de nos limitar na ação corporal,( que exigem presença no tempo e no espaço). Na litaretura não temos limites a nos prender, podemos nos lançar totalmente às grandezas da experiência humana.
Por isso amo tanto os livros. Como minha máquina fotográfica, voltou para o concerto , não posso fotografar meus amados amigos de todas as horas, mas vai essa tão bela imagem que escaneei de um postal antigo que guardo evidentemente entre meus livros. Então que tal aproveitarem as horas pouco úteis em momentos de leitura?
QUEM LÊ ADQUIRE IDÉIAS E IDEAIS"
Evoluir sempre! Alguma sugestão melhor para juntar elementos propiciadores de crescimento ?
Boa leitura!!!